Skip to main content

A importância da conservação da água para a propriedade rural e para a sociedade.

By 26/11/2019Água
A região sudeste do Brasil vem sofrendo com a escassez hídrica experimentada nos últimos anos, os volumes de água nos mananciais vêm reduzindo drasticamente comprometendo a disponibilidade para abastecimento  humano, processos industriais e para agropecuária, entre outros.
A água é um dos recursos naturais que mais tem dado sinais de que não subsistirá por muito tempo às intervenções humanas no meio ambiente e às mudanças do clima. São inúmeros os mecanismos capazes de aumentar o tempo de residência da agua em nossas propriedades. Barraginhas, subsolagem, terraceamento em curva de nível, reflorestamento, sistema de coleta de água de chuvas, são alternativas para reter água da chuva, elas darão tempo para que essa água fique estocada e se infiltre no solo, favorecendo o reabastecimento do lençol freático local.
Heráclito de Éfeso em aproximadamente 500 a.C. – 450 a.C disse a seguinte frase: “Nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio, pois na segunda vez nem o homem nem o rio será o mesmo” ou seja, essa água se foi  nunca mais há teremos. Ao reservar a água da chuva, além de evitar erosões, assoreamentos e carreamentos de poluentes veiculados pelas enxurradas, aumenta-se o tempo de residência da mesma em nossas propriedades, permite maior crescimento da vegetação local e contribui com a regularização das vazões dos cursos de água.
×

 

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Fale conosco!